• 23 de setembro de 2016

    Casal calado

    – Mas Akim, o que você quer que eu faça?

    – Você já experimentou falar para ele o que você sente?

    – Eu não! Como que vou falar uma coisa dessas?

    – É duro, eu sei, mas é necessário ele saber que a relação está indo mal.

    – Porque?

    – Porque se não ela acaba e ele nem teve uma chance de fazer nada com isso. Acha isso justo com vocês?

    – É difícil.

    – É. É necessário e é você quem tem que fazê-lo.

     

    O silêncio sobre algo que nos incomoda pode ser o pior problema para ser resolvido num casal. Além do problema em si estar oculto, o medo em se expor enfraquece a relação e mina a intimidade.

    Vamos começar com a pergunta: porque dizer? Falamos sobre dificuldades em relações com o objetivo de expor, debater e resolver os rumos da relação e de como ela se dará. Expor não é uma questão moral, é uma questão de praticidade: sem saber de um determinado problema não podemos trabalhar com ele, não podemos concertar algo que não sabemos se está ou não quebrado.

    É interessante, mas muito comum que os problemas conjugais não sejam trazidos à tona quando se trata de algo pessoal. Em geral, as pessoas se permitem amargar os problemas durante um bom tempo e explodirem ao invés de falarem, ou terminam tendo alguma atitude impulsiva que apenas desgasta ainda mais a relação.

    Intimidade é construída com base naquilo que é exposto e vivido pelo casal. As experiências pelas quais ambos passam e compartilham se tornam a experiência da relação. É como se o relacionamento em si fosse uma “entidade” que se alimenta e se fortalece (ou enfraquece) de acordo com o que ambos se permitem viver. Assim, tudo o que não é contado, mas influencia a relação permeia o relacionamento de uma forma que enfraquece a relação.

    Por outro lado, quando existe confiança suficiente para expor um problema e buscar uma solução, isso também alimenta a relação. Escuto muitas vezes as pessoas dizendo, felizes e tristes ao mesmo tempo, que seu conjugue resolveu falar com elas de um determinado problema. Porque tristes? Pelo motivo óbvio da relação estar passando por problemas. Porque felizes? Porque há confiança para enfrentar problemas. Um relacionamento que não tem isso está fadado ao fracasso.

    Um ponto importante, no entanto, é ter em mente que abrir um problema significa buscar uma solução em conjunto. Não se trata de deixar o problema na mão do outro e sair livre e solto, mas sim de tentar criar soluções para algo que incomoda um e, provavelmente, ambos. É muito difícil, numa relação, apenas um dos lados estar se sentindo mal e indisposto com a relação.

    Então, experimente dizer, mesmo que seja algo que você acha que vai magoar. Por vezes podemos ferir alguém, mas se a intenção de arrumar algo estiver presente, mesmo uma mágoa pode ser bem cuidada. O resultado final de termos um relacionamento mais rico e feliz é mais importante que a possibilidade de uma mágoa ocasional.

    Abraço

    Comentários
    Compartilhe: