• 13 de dezembro de 2017

    Mudanças e expectativas

    – Estou meio frustrada Akim.

    – Imagino.

    – A gente trabalha tanto com isso e eu ainda sinto isso sabe?

    – Se refere ao medo?

    – Sim!

    – É… e vai continuar.

    – Como assim?

    – Sentindo medo. Vai continuar.

    – Então pra que terapia?

    – Boa pergunta. Mas tenho outra: qual a sua expectativa em relação ao medo?

    – Não sentir mais isso!

    – Nunca mais.

    – Nunca mais.

    – Pois é… mas medo é uma emoção e terapia nenhuma “tira isso” da gente. O ser humano vem com ela de fábrica.

     

    Que a mesma palavra pode significar várias coisas para pessoas diferentes, todo mundo sabe. Em terapia, porém, isso se torna complexo, pois quando uma pessoa pensa em “melhorar” nem sempre sabemos o que ela, de fato, quer dizer. Muitas vezes, o problema sobre a “melhora” está na expectativa que a pessoa tem.

    Mudar não nos faz perfeitos, apenas nos deixa mais atento aos erros. Aprender não nos faz imunes aos erros, apenas mais atentos. Estas duas frases podem parecer simples e óbvias, porém são de grande complexidade. A expectativa que algumas pessoas tem em relação à mudar é que, uma vez feita a mudança, que algumas situações nunca mais aconteçam. Em relação à aprender algo, detém ilusão semelhante. Desejam, com o aprendizado nunca mais errar.

    Ora, mudar não significa se tornar perfeito. Muito menos significa nunca mais entrar em encrencas. Pelo contrário, a mudança pode significar apenas uma forma diferente de jogar o mesmo jogo. Mudar não é algo que nos fecha para determinados sentimentos, muda a maneira de encará-los e as situações que nos fazem senti-los. Mudar não é tornar-se outra pessoa, mas sim aceitar quem se é e, a partir disso, realizar melhorias possíveis e necessárias. Mudar não é apagar o passado, é lidar com ele.

    Aprender não significa tornar-se melhor que alguém, mas sim perceber nosso próprio tamanho. Ao aprender não evitamos o erro, descobrimos formas de dar soluções à determinados problemas. Porém novas situações podem trazer novos desafios e nem sempre a solução que criamos no passado serve sempre. Aprender não é se tornar conhecedor da verdade universal, mas sim, perceber uma verdade que nos é útil. O aprendizado, não nos imuniza contra nada, nos faz perceber aquilo que precisamos aprender.

    A terapia é um processo que lida com aprendizagem e mudança. A expectativa porém, deve ser realista. Boa parte das pessoas não tem essa perspectiva. O desejo é por milagres. Apagar o passado, se tornar invulnerável, ser completamente diferente de quem sou. O que falta em percepção frente a essas expectativas é compreender que nada disso é necessário para que a vida seja uma boa vida. Não é necessário ser perfeito para que a vida possa valer a pena.

    Pelo contrário, quando as pessoas se focam em pequenos detalhes, que realmente são importantes em suas vidas, as coisas mudam de forma mais forte. Mudar, algumas vezes significa simplesmente aceitar algo em você. Pode parecer pequeno, mas deixar disponível a energia que usamos em conflitos internos é um grande feito. Essa energia, focada em algo realista e importante, que nos leve em direção ao que buscamos já faz da vida algo maravilhoso. Nesse sentido, cabe até se perguntar: qual a finalidade em desejar ser perfeito?

    Abraço

     

    Comentários
    Compartilhe: